sociedade
Feliciano denunciado por intolerância religiosa em pregação
O pastor e deputado federal Marco Feliciano (PL-SP) foi denunciado por parlamentares de esquerda após pregar no evento evangélico Celebrai, realizado em Conselheiro Lafaiete (MG), no último sábado, 13 de setembro. A celebração, organizada pela prefeitura, é considerada um dos maiores encontros evangélicos da região e ocorreu no estacionamento do ginásio poliesportivo Deputado Agostinho Campos Neto.
Durante sua pregação, Feliciano declarou que a presença de Deus é capaz de transformar corações e rejeitou práticas que chamou de feitiçaria. “Não sobrará em Conselheiro Lafaiete Zé Pilintra, Zé Pilantra, Exu Caveira, Tranca Rua e Preto Velho. Nenhuma obra de feitiçaria vai governar mais essa terra, porque a presença do Deus eterno pode modificar os nossos corações”, afirmou no palco do evento.
As falas foram interpretadas por parlamentares do PSOL e de partidos aliados como manifestação de racismo religioso. A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) afirmou em rede social que não deixará o episódio “impune”. Já o deputado pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) protocolou pedidos de investigação junto à Mesa da Câmara, ao Ministério da Igualdade Racial e ao Ministério dos Direitos Humanos. Outras lideranças políticas, como a deputada estadual Lohanna França (PV-MG) e a vereadora Damires Rinarlly (PV-MG), também apresentaram denúncias.
Os pedidos foram encaminhados à Procuradoria-Geral da República (PGR), ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG). Feliciano, que tem trajetória marcada pela defesa da fé cristã e da liberdade religiosa, já foi alvo de críticas anteriores por suas posições em pautas ligadas a valores evangélicos.
