israel

‘Nenhum presidente dos EUA fez tanto por Israel’, diz premiê

em

Nesta segunda-feira, 13 de outubro, em sessão na Knesset, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que “nenhum presidente dos EUA fez tanto por Israel quanto Trump” e declarou que a proposta de paz apresentada pelo republicano “cumpre todos os objetivos de Israel para a paz”.

Ao se referir aos confrontos, acrescentou: “O Hamas entende que o ataque contra Israel foi um grave erro e esta é a base para uma boa paz: paz através da força”, disse Netanyahu ao Parlamento israelense.

No mesmo ato, o presidente do Parlamento, Amir Ohana, conclamou líderes legislativos de outros países a apoiarem a indicação de Donald Trump ao Prêmio Nobel da Paz. “Trump, você é a epítome da paz. Jamais alguém chegou perto de fazer tanto quanto você pela causa”, afirmou.

Em seu discurso, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que Israel deve aproveitar o fim da guerra na Faixa de Gaza para avançar rumo a um acordo de paz no Oriente Médio. Agradeceu os esforços de mediadores e disse estar determinado a buscar um entendimento regional duradouro.

Trump também instou Israel a olhar além do conflito, afirmando que o país “conquistou tudo o que podia pela força das armas”. Segundo ele, “vocês venceram. Agora é hora de transformar essas vitórias contra terroristas no campo de batalha no prêmio final da paz e prosperidade para todo o Oriente Médio”.

O republicano prometeu ajudar na reconstrução da Faixa de Gaza, devastada pelo conflito, e pediu que os palestinos “se afastem para sempre do caminho do terror e da violência”. Em mensagem direta, acrescentou: “Após imensa dor, morte e dificuldade, agora é a hora de se concentrar em construir seu povo, em vez de tentar derrubar Israel”.

Ao final, Trump fez um aceno ao Irã, país que enfrentou um breve conflito direto com Israel em junho: “Nós apenas queremos viver em paz”, disse. “Não queremos nenhuma ameaça iminente sobre nossas cabeças”.

Trending

Sair da versão mobile