estudos bíblicos
Adotados por Deus
Subsídio para a Escola Bíblica Dominical da Lição 11 do trimestre sobre “A obra da salvação”
III. ADOÇÃO PLENA NO FUTURO
Falando sobre um aspecto futuro da adoção, Paulo diz: “E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo” (Rm 8.23). Óbvio que Paulo não está dizendo que não já temos a adoção, pois sim, a temos. Somos filhos de Deus agora pela fé em Cristo. Entretanto, neste versículo Paulo está ressaltando o caráter pleno, final, o ponto mais elevado da nossa adoção: a redenção do nosso corpo, ou seja a ressurreição para vida eterna!
O apóstolo João fala deste assunto assim: “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos” (1Jo 3.2). Quando este dia maravilhoso chegar, então nós que hoje somos semelhantes a Adão, passíveis de pecado e fraqueza, seremos feitos plenamente semelhantes a Jesus, perfeitamente moral e perfeitamente unido ao Pai. Como bênçãos desta redenção final, teremos:
– um corpo glorificado, não mais sujeito à fraqueza física, moral e espiritual (1Co 15.52-54)
– um relacionamento mais sublime com o Pai, a quem veremos face a face (Mt 5.8)
– morada celeste na “casa do Pai”, junto à Jesus Cristo (Jo 14.1-3)
Para concluir o estudo desta Lição, deixo abaixo um subsídio que postei em minha página do Facebook esta semana.
“espírito de adoção” ou “Espírito de adoção”?
Uma curiosidade importante sobre o nosso Texto Áureo, que se repete na Leitura Bíblica em Classe da nossa próxima Lição da Escola Dominical (Lição 11 – Adotados por Deus. CPAD), é o texto de Romanos 8.15, que diz assim: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai” (versão Almeida Corrigida – a versão oficial usada pela CPAD).
Agora, peguem este mesmo versículo e leiam-no em diferentes versões, como sempre recomendo que professores façam. Leiam, por exemplo, nas versões Almeida Atualizada, Corrigida Fiel, Almeida Século 21, Almeida Revista e Atualizada Nova Edição, Bíblia de Jerusalém, Bíblia King James, NVI e NTLH. Vocês perceberão uma diferença especialmente na tradução da expressão “mas recebestes o espírito de adoção de filhos”. Algumas versões traduziram “espírito de adoção” com “e” minúsculo (referindo-se a um espírito humano revitalizado que é ingresso na família de Deus), outras traduziram “Espírito de adoção” com “E” maiúsculo (referindo-se ao Espírito Santo que ingressa o crente na família de Deus).
Duas razões me levam a crer que “Espírito de adoção” é a melhor tradução neste caso:
- O texto fala de um Espírito recebido, que não é aquele que já temos. Este é o Espírito da regeneração prometido nos dias dos profetas (Ez 36.27; 37.14), e pelo próprio Senhor Jesus (Jo 14.26; 15.26; 16.7), e que foi soprado por Jesus sobre seus discípulos quando Ele em seguida disse: “Recebei o Espírito Santo” (Jo 20.22)
- O contexto imediato, no versículo 16 de Romanos 8, Paulo diz que “O mesmo [ou o próprio] Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”. Noutras palavras, o Espírito de adoção que recebemos, é o mesmo Espírito que testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Num contexto remoto, mas correlato, de Gálatas 4.6, onde Paulo trata deste mesmo Espírito de adoção, ele escreve de modo muito semelhante a Romanos 8.15. Veja o que ele diz: “E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai” (versão Almeida Corrigida). Neste caso, todas as versões bíblicas traduziram por “Espírito”, referindo-se ao Espírito Santo.
Esta tradução “Espírito de adoção” (usada pela NVI, Almeida Atualizada Nova Edição, King James, Corrigida Fiel) reforça a verdade de que não só recebemos vida do Espírito, mas recebemos o próprio Espírito de vida. Não recebemos apenas a adoção do Espírito, mas o Espírito que estabelece a adoção, como um Juiz que autoriza a adoção num tribunal. Como sempre digo, o Espírito de Deus em nós é o DNA de Deus, que comprava que somos de fato filhos do Deus altíssimo. “se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”, diz Paulo no mesmo capítulo 8 de Romanos (v. 9).
Portanto, creio que de fato é “Espírito de adoção” e não “espírito de adoção”. É o próprio Espírito Santo que não externamente nos declara filhos adotados, mas que internamente nos torna filhos adotados, quando recebemos a Cristo pela fé. Não à toa Paulo o chama de “Espírito de Cristo”, em Gálatas. Quando Cristo se referia ao Espírito Santo que haveria de ser dado aos que nele cressem, ele disse assim: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre” (Jo 7.38. Conf. v. 39). Aliás, aqui está uma diferença interessante entre Justificação e Adoção: é que na Justificação, Deus externamente nos declara justos; enquanto que na Adoção Deus internamente nos faz filhos.
Louvemos a Deus por sua tão maravilhosa graça!
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REFERÊNCIAS
(1) Novo Dicionário de Teologia Bíblica, Vida, p. 546
(2) Dicionário Vine, 7 ed., CPAD, p. 374
(3) Henry Thiessen. Palestras Introdutórias à Teologia Sistemática, Impressa Batista Regular do Brasil, p. 267
(4) Walter Brunelli. Teologia para Pentecostais, vol. 3, Central Gospel, p. 359
(5) Dicionário Vine, op. cit., p. 360
(6) Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD, p. 30
(7) Guy Duffield e Nathaniel Van Cleave. Fundamentos da Teologia Pentecostal, vol. 1, Editora Quadrangular p. 324,5
(8) Guy Duffield e Nathaniel Van Cleave. Op. cit., p. 325
(9) Jacó Armínio. As Obras de Armínio, vol. 1, CPAD, p. 47
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